Powered By Blogger

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Ácido Linoléico Conjugado (CLA)

A maior parte dos ácidos graxos classificados com trans são formados industrialmente e utilizados em produtos processados - possuem configuração química do tipo trans. Ao contrário da maioria dos ácidos graxos insaturados encontrados na natureza, que possuem apenas configurações do tipo cis.

Porém, algumas gorduras trans também são encontradas naturalmente, principalmente em produtos derivados de bovinos, como o leite e a carne. O mais conhecido desses é o ácido linoléico conjugado, mais conhecido como CLA.

O ácido linoléico conjugado não é contabilizado como gordura trans para a rotulagem nos alimentos. E isso acontece por dois motivos: primeiro porque ele não está incluido entre os ácidos graxos trans produzidos industrialmente e, segundo, pelo fato de diversos estudos demonstrarem que seu efeito no corpo humano é diferente dos demais ácidos graxos trans.

O CLA é considerado uma gordura do "bem", onde um de seus mais importantes efeitos é de supostamente poder auxiliar no emagrecimento (por isso tem sido muito utilizado como suplemento alimentar), desde que consumido juntamente a uma dieta equilibrada e balanceada. Porém, sabe-se pouco sobre atuação desse ácido graxo no metabolismo humano, ou seja, necessita-se de mais pesquisas para elucidar seus verdadeiros efeitos e em que quantidades este deve ser consumido.



Fonte: http://www.sic.org.br/releases_gorduratrans.asp

Postado por: João Gabriel M. B. Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário