Powered By Blogger

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Chá Mate Pode Ajudar a Reduzir os Níveis de LDL

Uma pesquisa realizada pela Universidade Federal de Santa Catarina constatou a o consumo de chá mate é capaz de diminuir em 13% as taxas de LDL, ao mesmo tempo em que aumenta as de HDL. Esse consumo deve ser feito em três doses, de aproximadamente 300ml cada, e independe do modo de preparo do chá, que pode ser quente, gelado, com canela ou limão.

O estudo foi feito com a participação de 100 voluntários, que incluíram a bebida na dieta por 60 dias. O resultado obtido, por meio de amostras de sangue dos participantes, surpreendeu os pesquisadores, que explicam que substâncias presentes na erva mate, como alcalóides e glicídeos, são capazes de impedir, em parte, a absorção da gordura pelo intestino por meio da reação com os ácidos biliares. Além disso, acredita-se que os princípios ativos da erva mate ajam inibindo a atividade da lípase, enzima secretada pelo pâncreas e que também está envolvida na digestão de gordura.

Por ser um projeto pioneiro na área, outros estudos serão necessários para esclarecer os diversos efeitos do chá mate. Entretanto, os resultados obtidos geraram bastante entusiasmo nos pesquisadores envolvidos.



Fonte: http://gazetaweb.globo.com/v2/noticias/texto_completo.php?c=190420

Postado por: Pedro Thiago Conde Mourão

Nenhum comentário:

Postar um comentário