Powered By Blogger

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Regulação das taxas de colesterol no organismo

O organismo humano está sempre buscando a homeostase (equilíbrio). Para tanto, é necessário usar diversos mecanismos que regulem as concentrações de diversas substâncias, não só no plasma sanguíneo, como também em todo o organismo. Com o colesterol não é diferente. Como o excesso ou a carência dessa substância trazem efeitos danosos ao organismo, este buscou uma forma de regular as taxas dessa substância no plasma sanguíneo.

Pode-se dizer que a concentração de colesterol regula sua síntese. Dessa forma, a produção endógena dessa substância será maior ou menor de acordo com a quantidade que fora ingerida pelo organismo. Esse processo de regulação ocorre devido a um complexo mecanismo de transcrição de genes, realizado, principalmente, pelos oxiesteróides - metabólitos derivados do colesterol

Quando o colesterol plasmático encontra-se elevado, existem, basicamente, quatro mecanismos pelos quais o organismo consegue controlar sua concentração:

1- Toda reação de síntese ou degradção possui enzimas como catalisadores biológicos. Com a síntese de colesterol não é diferente. Dessa forma, se o organismo fizer a repressão de genes que codificam certas enzimas da via de produção de colesterol, ele conseguirá interferir negativamente na síntese dessa substância. A inibição da HMG-CoA redutase por fosforilação é um grande exemplo desse processo.

2-Indução dos genes que estão envolvidos na produção das HDL ( lipoproteínas que fazem o transporte reverso do colesterol - dos tecidos para o fígado). Dessa forma, quando os níveis plasmáticos de colesterol na corrente sanguínea encontra-se alto, há maior produção de HDL, que contribui para a diminuição da taxa de colesterol no sangue.

3- Repressão de genes do receptor de LDL. Na membrana das células existem recptores que se ligam às apoproteínas presentes nas membranas das lipoproteínas tranportadoras de colesterol. É dessa maneira que ocorre a endocitose dessas lipoproteínas. Inibir genes desses receptores propiciará uma redução no aporte de colesterol para as céluas.

4- Indução de genes relacionados com a excreção de colesterol. O colesterol é excretado no fígado na forma de sais biliares. Quando a concentração plasmática de colesterol no sangue encontra-se alta, é necessário que haja maior excreção de tal substância. Esse fenômeno pode ocorrer pela indução de genes de enzimas reguladoras da via de síntese de sais biliares.

Com todos esses mecanismos o organismo consegue manter a concentração plasmática de colesterol praticamente constante, oscilando dentro de um intervalo estreito. Isso prova que a hipercolesterolemia está mais ligada a fatores genéticos, com o envelhecimento como agravante, do que a uma má alimentação em si (esse fator vem apenas como agravante). É importante lembrar que apenas 30% do colesterol que circula em nosso corpo vem da alimentação. O restante é obtido por síntese endógena.




Postado por: Lucas Klumb Oliveira Rabelo

Nenhum comentário:

Postar um comentário