Powered By Blogger

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Sacuda o Corpo e Vença o Colesterol

Não há dúvidas de que a preocupação com os níveis de colesterol é cada vez mais presente na vida das pessoas. Boa parte da população, no entanto, recorre a remédios, que geralmente são caros e tem efeito em longo prazo.

Por isso, a melhor maneira de combater as altas taxas de colesterol é uma mudança no estilo de vida, incluindo uma dieta saudável e prática regular de exercícios físicos. “Sacudir” o corpo altera as proporções entre o colesterol ‘bom’ e ‘ruim’, diminuindo o LDL e aumentando o HDL. O que mais impressiona é a capacidade da atividade física, praticada regularmente, de elevar os níveis de HDL no sangue, capacidade essa que nenhuma droga até hoje foi capaz de obter.

Além disso, o efeito da malhação também altera os índices de LDL. Um estudo realizado pelo Instituto do Coração, em São Paulo, mostrou que um indivíduo fisicamente ativo tem capacidade de remover o LDL do sangue 200% mais rápido que um sedentário. Essa rapidez é muito importante, pois quanto mais tempo o LDL permanecer na circulação, maior será a chance de oxidar e acumular-se nas paredes dos vasos sanguíneos.

Entretanto, a atividade física deve ser levada a sério. Quem está com problemas de hipercolesterolemia deve levar o exercício tão a sério como o possível uso de remédios e a obediência a uma dieta equilibrada. As atividades aeróbicas são as mais indicadas, embora a atividade localizada seja um bom complemento, lembrando sempre que o praticante deve passar por uma avaliação para determinar a atividade adequada para ele.



Fonte: http://saude.abril.com.br/especiais/colesterol/conteudo_275096.shtml

Postado por: Pedro Thiago C. Mourão, Lucas Klumb Oliveira Rabelo

Nenhum comentário:

Postar um comentário