Powered By Blogger

domingo, 1 de novembro de 2009

Afinal, o que é colesterol?



O colesterol é uma substância muito importante para diversar funções do organismo. Hormônios sexuais - como a testosterona e o estrógeno - são derivados dessa substância, assim como a bile e a vitamina D. Esses são alguns dos exemplos que mostram o quanto o colesterol é importante para o nosso corpo. Por isso, é injusto rotulá-lo como vilão contra a saúde.

Essa má fama surge a partir da LDL, lipoproteína transportadora de colesterol, pelo sangue, para os tecidos. O que acontece é que, com os resíduos de colesterol que ela deixa pelo caminho, é mais fácil que aconteça a formação de placas de gordura nos vasos sanguíneos. No entanto, para tentar evitar com que isso aconteça, existe a HDL, lipoproteína responsável por remover esse colesterol excedente dos tecidos e do sangue e levá-lo para ser excretado. Esses são os famosos "mau colesterol" e "bom colesterol".

O problema conhecido como colesterol alto geralmente aparece quando as taxas de LDL no sangue estão muito elevadas. O melhor a fazer é tentar fazer com que as taxas de LDL não fiquem elevadas, ao mesmo tempo que as de HDL se mantenham as mais altas possível.

Ao colesterol elevado estão associadas uma séries de doenças cardiovasculares. Para manter os níveis das lipoproteínas em valores adequada e manter-se afastado das doenças, recomenda-se uma alimentação balanceada, evitando gorduras saturadas e moderando o consumo de açúcar; e a prática regular de exercícios físicos.



Fonte: http://www.minhavida.com.br/conteudo/295-Afinal44-o-que-e-colesterol.htm

Postado por: João Gabriel M. B. Silva, Pedro Thiago Conde Mourão

Nenhum comentário:

Postar um comentário