O colesterol é sintetizado no Intestino Delgado e, principalmente, no fígado, que produz aproximadamente 33% do colesterol presente no organismo. O colesterol é um álcool formado por 3 anéis de hidrocarbonetos ligados a uma outra cadeia linear de hidrocarbonetos. Um dos carbonos saturados do anel está ligado a um grupo hidroxila, o que garante a função álcool desse composto. São ao total 27 carbonos organizados, todos derivados da molécula de Acetil CoA.
Em resumo, a produção de colesterol é uma síntese redutiva - que possui NADPH como principal agente redutor - que envolve grande consumo de energia. Para se produzir uma molécula de colesterol, é necessário o consumo de 18 ATP e 14 NADPH.
Na síntese desse composto, duas moléculs de acetil-CoA condensam-se, formando acetoacetil-CoA. A tiolase citossótica é a enzima catalisadora de tal processo. Logo após, a acetoacetil-CoA se condensa, formando 3-hidroxi-3metilglutaril-CoA, mais conhecida como HMG-CoA, reação catalisada pela hidroximetilglutaria-CoA sintase(HMG-CoA sintase) do retículo endoplasmático.
A HMG-CoA reduz-se a mevalonato, sob catálise da HMG-CoA redutase. Há a seguir duas fosforilações, produzindo 5-pirofosfomevalonato, cuja descarboxilação dá origem ao isopentenil-PPi, que é isomerizado a dimetilalil PPi, que se condensa em isopentenil PPi, formando geranil PPi, que possui 10 carbonos .
O isopentenil PPi (5 carbonos) se condensa junto ao geranil PPi (10 carbonos), formando farnesil PPi (15 carbonos). Duas moléculas de farnesil PPi reagem, com a eliminação do grupamento pirofosfato, formando presqualeno pirofosfato, que quando reduzido pelo NADPH, origina o esqualeno (30 carbonos). Segue-se a partir daqui, reações que envolvem O2 e NADPH, onde é formado o esqualeno 2,3 óxido, que sofre ciclização, formando o lanosterol. A partir desse composto cíclico, ocorre uma série de reações envolvendo a remoção de grupos metila e migrações de insaturações, levando, finalmente, à produção de colesterol.
Fonte:http://www.coladaweb.com/biologia/bioquimica/metabolismo-do-colesterol
Postado por: Lucas Klumb Oliveira Rabelo, Pedro Thiago Conde Mourão
Há 14 anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário