Powered By Blogger

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Genética também explica colesterol alto



Ao contrário do que muitos pensam, a má alimentação não é a única vilã do alto nível de colesterol no sangue. A genética pode estar também vinculada a isso.Há casos em que indivíduos, mesmo se alimentando bem e praticando regularmente atividades físicas, apresentam altos níveis de colesterol no sangue.

A hipercolesterolemia familiar é um dos distúrbios genéticos que o indivíduo pode apresentar.Essa doença é causada pela má formação de receptores de LDL – o mau colesterol – o que dificulta a retirada dessa lipoproteína do plasma sanguíneo, causando seu acúmulo.Em casos mais raros, esses receptores podem não existir, o que é incompatível com a longa vida, resultando na morte do indivíduo antes mesmo deste completar seus 20 anos. Outra falha genética está relacionada ao não reconhecimento desses receptores de LDL, o que gera problemas igualmente preocupantes.

Embora a genética possa estar relacionada ao alto nível de colesterol no sangue, boa alimentação e prática regular de atividade física pode vir como atenuante do problema.

“vida saudável, apesar de não baixar as taxas quando elas já estão altas em alguns casos, pode prevenir o aparecimento do problema ou, ao menos, fazer com que seja necessária dose menor de remédios.” resume o cardiologista Raimundo Marques do Nascimento, diretor-executivo da Sociedade Brasileira de Cardiologia.




Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/equilibrio/noticias/ult263u3692.shtml


Postado por: Lucas Klumb Oliveira Rabelo, Débora C . L . Barbosa

Um comentário:

  1. Mesmo podendo ser uma característica genética, o importante é manter uma vida saudável. Muito bom o post.

    ResponderExcluir