Powered By Blogger

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Basta uma refeição gordurosa para prejudicar as artérias


"CLEVELAND, EUA - Comer uma única refeição altamente gordurosa - no caso, bolo de cenoura e milk-shake - pode rapidamente evitar que o "colesterol bom" proteja o corpo contra o entupimento das artérias, mostra um pequeno estudo.

O resultado da pesquisa não chega a surpreender especialistas, mas eles disseram que ela reafirma algo que as pessoas deveriam manter em mente: "O que você põe na boca faz muita diferença no que diz respeito à sua saúde", de acordo com o médico Charles McCauley, um cardiologista que fez a revisão do estudo, embora não tenha participado do trabalho. O colesterol não produz sinais ou sintomas, por isso quem tem histórico familiar de doenças cardivasculares ou obesidade e idade superior a 20 anos deve consultar um médico, pois o diagnóstico da hipercolesterolemia (colesterol alto) é feito por meio de exames laboratoriais.

Na pesquisa, conduzida no Instituto de Pesquisa do Coração em Sydney, Austrália, 14 pessoas, com idades entre 18 e 40 anos, comeram duas refeições de bolo de cenoura e milk-shake, com um intervalo de um mês entre a primeira e a segunda. Uma refeição era rica em gordura saturada - usando óleo de coco - e a outra, alta em gordura poliinsaturada - com óleo de girassol.

A gordura saturada vem sendo ligada, há tempos, ao acúmulo de placas que podem levar a ataques cardíacos e derrames. O HDL, ou "bom colesterol", protege as artérias da inflamação que leva à formação das placas. Isto se deve ao fato de ser uma lipoproteína de alta densidade que retira o LDL, "ruim colesterol" e de baixa densidade, das paredes das artérias.

Os pesquisadores descobriram que, três horas depois de comer o bolo de gordura saturada, o revestimento das artérias não era capaz de se expandir para aumentar o fluxo de sangue. Após seis horas, as qualidades antiinflamatórias do bom colesterol estavam inibidas. Já o bolo com gordura poliinsaturada pareceu estimular essas qualidades antiinflamatórias.

O cardiologista James O´Keefe disse que o estudo mostra um "conceito importante: quando você come o tipo errado de comida, a inflamação e o dano aos vasos sangüíneos acontece imediatamente depois"."




Postado por: Débora C. Lima Barbosa, Lucas Klumb Oliveira Rabelo

Nenhum comentário:

Postar um comentário