Powered By Blogger

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Menos colesterol no chocolate


Acreditava-se que o chocolate possuía 70 miligramas de colesterol para cada 100 gramas. Entretanto, um estudo francês mostrou que o chocolate foi injustamente rotulado de ruim para quem se preocupa com a boa saúde das artérias, apresentando apenas 10 miligramas.

Esse estudo indica que por conter leite em sua composição, o chocolate era contra-indicado para pessoas com hipercolesterolemia. O erro consiste em não terem levado em conta determinadas reações na digestão do chocolate, reações químicas essas que modificam a gordura vegetal presente na manteiga de cacau, a matéria prima do chocolate. Essas reações transformam o ácido esteárico saturado do cacau em ácido oléico poliinsaturado, o mesmo responsável por diversos benefícios à saúde, presente também no azeite de oliva, descoberto há alguns anos por cientistas. Os ácidos oléicos aumentam a proporção de lipoproteínas de alta densidade no colesterol total do organismo.

Dessa forma, os benefícios da gordura de cacau acabam compensando, em parte, os malefícios do leite, já que o HDL ajuda a remover possíveis obstruções causadas pelo LDL. Portanto, chegou-se a conclusão que 100 gramas de chocolate conteriam 10 miligramas de colesterol e não 70, como afirmado anteriormente.


Postado por: Pedro Thiago Conde Mourão, Débora C. Lima Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário