Powered By Blogger

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Hipercolesterolemia: Um vilão para o organismo





A hipercolesterolemia representa níveis aumentados de colesterol na corrente sanguínea. Embora os níveis de colesterol total estejam normais, é importante ter atenção com a porcentagem que as frações isoladas, LDL e HDL, representam. A fração do colesterol de baixa densidade poderá estar muito elevada e, em consequência disso, o desenvolvimento de inúmeras patologias será um fenômeno frequente.

Aterosclerose é a principal patologia devido à hipercolesterolemia. É uma doença inflamatória crônica na qual ocorre a formação de ateromas (placas, compostas especialmente de lipídeos e tecido fibroso, que se formam na parede dos vasos. Levam progressivamente a diminuição do diâmetro do vaso, podendo chegar a obstrução total do mesmo e, possivelmente, ocasionando isquemias -necrose de coagulação- teciduais.) dentro dos vasos sanguíneos. As demais doenças surgem através do processo de aterosclerose.

O Infarto agudo do miocárdio é causado pela redução do fluxo sangüíneo coronariano de magnitude e duração suficiente para não ser compensado pelas reservas orgânicas.
A causa habitual da morte celular é uma isquemia (deficiência de oxigênio) no músculo cardíaco, por oclusão de uma artéria coronária. A oclusão se dá em geral pela formação de um coágulo (trombo) sobre uma área previamente comprometida por aterosclerose causando estreitamentos luminais de dimensões variadas.Este trombo costuma ocorrer sobre uma placa aterosclerótica que sofreu alguma alteração, como a formação de uma úlcera ou a ruptura parcial da placa. Esta placa, antes da alteração que a instabilizou, pode ser suficientemente pequena para passar despercebida pelos métodos habituais de diagnóstico. Ou seja, um paciente com "exames normais" pode vir a ter um infarto do miocárdio por um processo muito breve, as vezes de poucos minutos.

O Derrame ou Acidente vascular cerebral (AVC) consiste na perda rápida de função neurológica, decorrente do entupimento ou rompimento de vasos sanguíneos cerebrais. É uma doença de início súbito, que pode ocorrer por dois motivos: isquemia (falta de suprimento sangüíneo para um tecido orgânico) ou hemorragia. Suas conseqüências podem afetar diversos aspectos do paciente, tais como paralisia e fraqueza, habilidades de comunicação, fala, capacidade de compreensão, sentidos, além de raciocínio, emoções e memória.



Postado por: Débora C. L. Barbosa, Pedro Thiago C. Mourão

Nenhum comentário:

Postar um comentário